quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Os maiores poemas brasileiros #1

Poemas traduzem sentimentos muito profundos do ser humano, tem a capacidade de alegrar, de entristecer, dependendo de como é aplicado.

É por esse motivo que um grupo de escritores, críticos, jornalistas e professores resolveram escolher os 10 mais importantes e significativos poemas de autores brasileiros de todos os tempos.

A Máquina do Mundo (Carlos Drummond de Andrade)
fonte da imagem : Google
  como eu palmilhasse vagamente uma estrada de Minas, pedregosa, e no fecho da tarde um sino rouco
se misturasse ao som de meus sapatos que era pausado e seco; e aves pairassem no céu de chumbo, e suas formas pretas
lentamente se fossem diluindo na escuridão maior, vinda dos montes e de meu próprio ser desenganado,
a máquina do mundo se entreabriu para quem de a romper já se esquivava e só de o ter pensado se carpia.
Abriu-se majestosa e circunspecta, sem emitir um som que fosse impuro nem um clarão maior que o tolerável pelas pupilas gastas na inspeção contínua e dolorosa do deserto, e pela mente exausta de mentar toda uma realidade que transcende a própria imagem sua debuxada no rosto do mistério, nos abismos.
Abriu-se em calma pura, e convidando quantos sentidos e intuições restavam a quem de os ter usado os já perdera
e nem desejaria recobrá-los, se em vão e para sempre repetimos os mesmos sem roteiro tristes périplos,
convidando-os a todos, em coorte, a se aplicarem sobre o pasto inédito da natureza mítica das coisas. (Trecho de A Máquina do Mundo, de Carlos Drummond de Andrade)

de onde surgiram os famosos estereótipos? #1

Mesmo que cada lugar tenha a sua cultura, sempre tem alguma coisa que seja conhecida em todo mundo, como aquela imagem pronta de policiais com rosquinhas, loiras burras e coisas do tipo.




Loiras burras

fonte da imagem: Google

Um dos estereótipos mais conhecidos no mundo, é tanto que toda mulher com papel de burra em um filme tem cabelo loiro, porque será que é assim?

Esse famoso estereótipo vem de uma pessoa "real", chamada Mademoiselle Rosalie Duthé, uma famosa francesa que tinha a características para demorar a responder as perguntas mais simples.

O dramaturgo Ladrin vendo isso produziu uma peça onde uma personagem loira sempre ficava fazendo papel de burra, fazendo juiz a rosalie. O sucesso foi tão grande que as loiras burras viraram papeis comuns em peças de teatro. Depois se espalhou para o cinema e depois para o mundo.